Facebook censura página de ONG por conter dois homens se beijando

A fanpage tinha o objetivo de dar visibilidade à cultura homossexual






O Facebook está sendo contestado por apagar uma fanpage que incluía uma foto de dois homens gays se beijando. A imagem pertencia ao renomado artista espanhol Juan Hidalgo e fazia parte da iniciativa “Arte gay busca casa”, que procura dar visibilidade da cultura LGBT em Madri. 
A página teria sido removida por ter violado o Código de Ética do Facebook, no qual um dos pontos diz que “não devem ser postadas imagens de natureza sexual ou que se referem a assuntos delicados”. 


O criador da ONG Associação Cultural Visible Madri, Pablo Peinado, disso, ao jornal El País, estar decepcionado com o veto da rede social à iniciativa e explicou que a foto é do conhecido artista Juan Hidalgo, o qual tem obras expostas em museus em todo o mundo. 



“A intenção da ONG era fazer um documentário, filmado em Madri, que reúne milhares de obras de gays e lésbicas de mais de 400 artistas ao redor do mundo. A foto, então, nos foi cedida para ajudar na captação de recursos e financiamento para rodar o filme”, contou Peinado. 





O documentário – que está sendo em parte financiado pela Agência Espanhola para o Desenvolvimento Internacional – tem como objetivo construir um discurso de direitos e luta contra a homofobia, através da cultura e identidade da comunidade gay e, principalmente, encontrar um lugar para expor obras dos artistas associados ao movimento. 

O Facebook se comprometeu, via comunicado oficial, estudar melhor o caso e acrescentou que, por vezes, as páginas são removidas por razões técnicas e não pelo conteúdo em si. 

Em julho de 2010, aconteceu algo semelhante, quando o Facebook removeu uma foto de Robert Mapplethorpe, famoso por imagens célebres de artistas como Andy Warhol, Patti Smith e Susan Saradon. A imagem era capa do álbum da banda Scissor Sisters, que na época usou as redes sociais para promover o novo trabalho. 


Fonte:






0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

#ZICAZERO