Mulher irá de Cuba aos EUA nadando, sem se preocupar com tubarões


Diana Nyad, recordista mundial de maratonas oceânicas,

 terá que passar 60 horas dentro da água





A nadadora Diana Nyad irá tentar realizar um grande feito. Ela pretende percorrer a distância entre Cuba e Flórida, nos Estados Unidos, a nado. Sem sair da água e sem uma jaula de proteção em volta de seu corpo. São 165 quilômetros quem devem levar 60 horas para serem vencidos. Tudo isso já seria admirável, mas essa admiração aumenta em muitas vezes quando se sabe qual a idade de Nyad: 61 anos. Nyad não é novata nesse ramo. Muito pelo contrário. Em 1979, nadou, sem jaula, da cidade de Bimini, nas Bahamas, até Júpiter, não o planeta, mas sim a cidade do estado da Flórida. Foram 164 quilômetros e esse é até hoje o recorde mundial de percurso nadado em oceano. O desafio de ir de Cuba até os EUA não é de agora: ela já tentou realizar a façanha, em 1978. Protegida pela jaula, a corrente oceânica estava muito forte naquele dia, o que a obrigava a fazer muito mais força para nadar – ela desistiu após 80 quilômetros completados.


O que Diana Nyad tentará fazer agora em agosto, uma nadadora australiana já o fez em 1997. Mas um enorme detalhe: com a jaula. A jaula de proteção contra tubarões é puxada por um barco o que torna o ato de nadar muito mais fácil e rápido. A australiana completou o percurso em 24 horas. Nyad espera demorar três vezes mais que isso. Tudo parece jogar contra Nyad: se com 33 anos a menos e ajudada por uma jaula ela não conseguiu, por que agora seria bem sucedida? Em entrevista ao jornal The New York Times ela garante que é isso mesmo que irá ocorrer. “Hoje me sinto muito mais forte do que antes, apesar de que, aos 20 anos, eu era mais rápida. Hoje me sinto forte, poderosa e com sabedoria para as horas de resistência. Estou em forma”.


Agora, quatros especialistas estão analisando as condições climáticas em previsões de até sete dias para que Nyad entre no mar. Abaixo, o vídeo que ela produziu para divulgar seu feito e pedir doações – toda a estrutura para realizar a mega maratona oceânica irá custar US$ 500 mil e para ela ainda faltam US$ 150 mil.







Fonte:








0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

#ZICAZERO