Bill Gates investe US$ 42 milhões na reinvenção do banheiro

Projetos pretendem transformar dejetos humanos em carvão vegetal e energia elétrica


Banheiro de uma região pobre do mundo// Crédito: Bill & Melinda Gates Foundation




A Fundação Bill & Melinda Gates vai investir mais de US$ 42 milhões em projetos para reinventar banheiros com o objetivo de ajudar os países pobres, que carecem de saneamento básico. Abaixo, um vídeo de pouco mais de um minuto da Fundação explicando o projeto.


“Precisamos de novas abordagens para garantir que a parcela de 40% da população mundial que não têm acesso a banheiros adequados, passe a ter”, afirmou Frank Rijsberman, diretor da instituição beneficente criada pelo homem mais rico do mundo. A iniciativa já conta com projetos que estão em andamento, como por exemplo, o de Andrew Cotton, da Universidade Loughboroug da Grã-Bretanha. Ele lidera um projeto que pretende transformar as fezes humanas em carvão vegetal, sal e água limpa. Isso seria possível por meio de "um processo que combina carbonização hidrotérmica de lodo fecal seguido por combustão”. E não precisaria ser ligado a um gerador ou a rede elétrica: a energia viria da combustão. 






Além disso, Georgios D. Stefanidis, da Universidade Delft de Tecnologia, da Holanda, está a frente de um estudo para transformar urina e fezes em energia elétrica. Estes banheiros usariam uma tecnologia de microondas para gaseificar resíduo humano em plasma, que produz gás de síntese - uma mistura de monóxido de carbono e hidrogênio. Esse gás pode então ser alimentado por uma pilha de células de combustível para geração de energia. Na teoria, um único banheiro geraria eletricidade suficiente para atender várias famílias.




Fonte:








0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

#ZICAZERO