Especialistas tentam encontrar restos mortais de modelo da Mona Lisa



Uma equipe de pesquisadores na Itália iniciou nesta quarta-feira buscas pela sepultura da mulher que pode ter posado para o quadro Mona Lisa de Leonardo da Vinci, na esperança de comprovar sua identidade.

Os pesquisadores usam um radar nos 900 m² de um convento na cidade de Florença onde acreditam que a mulher, Lisa Gherardini, está sepultada. Caso o crânio seja encontrado, seu rosto poderia ser reconstruído e comparado à obra do pintor renascentista. Há séculos se especula sobre a identidade da modelo retratada em uma das pinturas mais famosas do mundo.



Carbono 14


A equipe descobriu a certidão de óbito de Gherardini, que sugere que ela foi enterrada no local em 1542. A idéia é, se o corpo for encontrado durante a busca programada para durar três dias, usar a técnica do carbono 14 para comprovar a idade dos ossos.

Mas alguns especialistas acreditam que, mesmo se os restos mortais forem encontrados, eles devem estar muito danificados para permitir a reconstrução do rosto. O nome de Lisa Gherardini é há muito tempo associado ao trabalho de Da Vinci.

Ela era a esposa de um rico mercador de seda chamado Francesco del Giocondo. A pintura é, há séculos, conhecida na Itália como La Gioconda. Além disso, um biógrafo de Da Vinci do século 16 escreveu que o pintor fez um quadro da esposa de Giocondo.



Fonte:




0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

#ZICAZERO