Robô-mordomo serve drinks para convidados

Em experimento, cientistas da Intel mostram aparelho doméstico que serve e recicla lixo


Crédito: Intel


Os robôs já estão prontos para sair das fábricas e trafegar com segurança por nossas salas abrindo garrafas e servindo alguns drinks. Pelo menos é o que sugere a Intel, ao apresentar seu protótipo robótico HERB (Home Exploring Robot Butler – Mordomo Robô Explorador Doméstico) em evento na cidade de Sunnyvalle, Califórnia. O protótipo foi apresentado durante o Intel Day, que aconteceu em 30 de junho.

A mágica futurista vem do sistema de reconhecimento de ambientes 3D que consegue, em segundos, capturar a forma do objeto, registrá-lo e desenvolver aplicações de movimento para sua estrutura. A pecinha também é capaz de reconhecer superfícies e pessoas, conseguindo, por exemplo, abrir portas e manipular estruturas sem se chocar com outros materiais.



No experimento público, o HERB serviu como um consciente garçom, oferecendo comes e bebes aos convidados, com a vantagem de recolher os recipientes vazios e despejá-los em recipientes para coleta. A empresa americana garante, no entanto, que o robô pode servir também para as demais tarefas domésticas, como buscar ferramentas e limpar móveis.



A queixa de alguns observadores é que, mesmo com a tecnologia adaptada ao ambiente residencial, as ações do robô podem levar muito tempo, dada sua lenta mobilidade mecânica. Siddhartha Srinivasa, Cientista Sênior da Intel Research de Pittsburg, explica no vídeo demonstrativo, todavia, que a velocidade não é o mais importante no experimento.




“Você ou eu podemos não querer que um robô leve 10 minutos para nos trazer uma cerveja”, diz. “Mas há pessoas, como paraplégicos em cadeiras de rodas que dependem disso; robôs como esse pode levá-los a viver independentemente por muito tempo”.



No futuro próximo, de acordo com a Intel, robôs do gênero ganharão mais agilidade e utilidade para pessoas com problemas graves de saúde.










Fonte:

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

#ZICAZERO