Avião Transparente que pode revolucionar os voos





Quando você compra uma passagem de avião, não pensa duas vezes antes de escolher uma poltrona na janelinha, para poder admirar as nuvens e o mundo passando lá embaixo? Pois a janelinha como a conhecemos pode estar com os dias contados. A empresa britânica de inovação Centre for Process Innovation (CPI) está desenvolvendo painéis eletrônicos ultrafinos e flexíveis que permitirão que todo o revestimento interno das aeronaves se transforme em uma interface digital interativa. Ou, em outras palavras, em uma grande janelinha. Segundo a companhia, daqui a uma década a aviação civil já poderá contar com a tecnologia.




(FOTO: REPRODUÇÃO)



O mais interessante é que estas telas vão estar conectadas a diversas câmeras acopladas na parte exterior, permitindo que os passageiros tenham uma visão panorâmica e em tempo real de tudo o que acontece lá fora. Recursos de realidade aumentada como a identificação de cidades, de outros voos e até da Estação Espacial estarão disponíveis. Os painéis são versáteis e poderão inclusive ser personalizados pela tripulação: cada um vai poder, por exemplo, escolher o “papel de parede” que quer ver ao seu lado, navegar na internet ou então acessar as já conhecidas opções de entretenimento como filmes e músicas.

Além de transmitir a incrível sensação de estar voando em meio a paredes transparentes, a inovação vai possibilitar uma diminuição substancial no peso dos aviões – por questões de segurança, a existência de janelas obriga que a fuselagem seja mais espessa e reforçada. De acordo com a CPI, 80% do peso de uma aeronave se resume à estrutura em si e ao combustível necessário para o voo. A cada 1% mais leve, a empresa estima uma economia de 0,75% de combustível. Isso significa menos dióxido de carbono na atmosfera e também passagens mais baratas.

Confira um vídeo sobre a tecnologia
 (legendas somente em inglês):







Fonte:


0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

#ZICAZERO