Controle operado pela boca permite que tetraplégicos joguem videogame

Engenheiro produz dispositivos para jogadores deficientes há 30 anos.

Hoje, tetraplégicos têm 12 diferentes ações que podem jogar com a boca.


(Foto: Jae C. Hong/AP)


Tetraplégico, Ruben Rios não consegue mover nenhuma parte do corpo do pescoço para baixo. Para jogar videogame, Rios usa um controle que combina comandos pela boca, tubos para sopros e um joystick operado na cabeça. "Depois da minha lesão, eu não tinha controle sobre nada", afirmou Rios, que ficou tetraplégico em 1988. Quando ele começou a usar o controle pela boca, em 1991, isso mudou. "Foi um alívio desfrutar de algo no mesmo nível dos meus amigos", disse.

 

 (Foto: Jae C. Hong/AP)

O controle pela boca foi uma invenção do engenheiro americano Ken Yankelevitz. Ele começou a trabalhar com os dispositivos para deficientes em 1981, para o console Atari. Com o passar do tempo, Yankelevitz adaptou o controle para plataformas mais complexas, como Xbox e PlayStation.


(Foto: Jae C. Hong/AP)

 

Hoje, tetraplégicos têm 12 diferentes ações que podem jogar com a boca. Com a chegada do aniversário de 70 anos de Yankelevitz, jogadores com deficiência dizem temer que nenhuma outra pessoa substitua o engenheiro, que tem produzido controles para tetraplégicos há 30 anos.





Fonte:







0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

#ZICAZERO