Missão Messenger, da NASA, atinge a órbita de Mercúrio

A missão MESSENGER (mensageiro), da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), alcançou nesta sexta-feira a órbita do planeta Mercúrio, o mais próximo do Sol. É a primeira vez, segundo a agência, que uma missão espacial chega tão próxima ao planeta. Durante as próximas semanas, a NASA realizará uma série de testes nos sistemas do MESSENGER para ter certeza de que eles funcionam no ambiente inóspito mercuriano; logo em seguida, a missão começará seus estudos da etsrutura do planeta.



“Chegar á órbita de Mercúrio foi, de longe, o maior passo desde que o MESSENGER foi lançado há mais de seis anos e meio”, disse o gerente do projeto, Peter Bedini. “Essa conquista é fruto de uma enorme quantidade de trabalho de todas as equipes envolvidas na missão, que guiaram o satélite por todos os 7.8 bilhões de quilômetros (que separam a Terra de Mercúrio)”.

No dia 4 de abril a NASA pretende iniciar oficialmente a missão, após todos os testes. Apesar de sua proximidade com a Terra, Mercúrio sempre foi um planeta pouco explorado por estar tão próximo do Sol e ter temperaturas elevadíssimas.

“Pela primeira vez na história, um observatório científico está na órbita do planeta mais próximo do Sol”, afirmou Sean Solomon, um dos investigadores espaciais que fazem parte da missão. “Os segredos de Mercúrio, e suas implicações nos estudos da evolução e formação de planetas como a Terra, estão próximos de serem revelados”.





Fonte:

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

#ZICAZERO