Robô-atriz estreia nos palcos em festival no Japão




Um robô fez sua estreia no teatro em um festival de Tóquio, no Japão.


A atriz robô, Geminoid EFE, interpreta seu primeiro papel na peça Sayonara. Ela contracena com uma atriz humana, a americana Bryerly Long. Geminoid EFE interpreta uma androide que cuida de uma mulher prestes a morrer. Durante a peça a androide também recita poesia para a mulher em estágio terminal da doença.
O diretor da peça, Oriza Hirata, afirmou que os robôs não deverão substituir os atores humanos e Geminoid EFE representa o surgimento de um novo tipo de ator. Hirata usa robôs em suas peças desde 2008, mas esta é a primeira vez que ele usa um androide mais parecido com um humano. Ele diz que adora trabalhar com estas máquinas, pois todos os problemas de interpretação podem ser resolvidos rapidamente.
O diretor também conta que os robôs atores são um sucesso de público. Geminoid EFE fica sentada durante toda a peça. A maioria de seus movimentos e sua voz são controlados por um técnico, humano, que fica nos bastidores.




O criador da androide, Hiroshi Ishiguro, da Universidade de Osaka, desenvolveu a atriz robô como uma versão mais barata. Outros robôs semelhantes podem chegar a custar US$ 1,2 milhão. Ela tem apenas doze motores para suas expressões e movimentos. Ishiguro diz até que, além de parecer muito com seres humanos, androides podem ser melhores atores. Mas, para a atriz que contracena com Geminoid EFE, a sensação é de solidão no palco.

Bryerly Long conta que se sente um pouco sozinha, pois existe uma certa distância. "Apesar de a atriz robô ter presença de palco, não é uma presença humana".
A americana Long pode ser a primeira atriz a realmente dividir o palco com um androide e, tudo indica que a audiência aprovou a performance de Geminoid EFE, talvez porque só mesmo um androide pode interpretar um robô à altura.



Fonte:





0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

#ZICAZERO