Trancoso - Bahia




Trancoso, é uma vila tranqüila, charmosa, preservada, de freqüência jovem e globalizada.

Fundada no inicio da colonização portuguesa pelos Jesuítas como aldeamento indígena para catequização dos índios com o nome de São João dos Índios.

Há alguns anos, deixou de ser a vila rústica e isolada, descoberta pelos hippes nos anos 70 para se tornar o destino turístico dos antenados e vips.

A calma continua no ar, mas agora já mesclada ao jeito de cidadezinha.



O Quadrado, a ampla praça no centro do vilarejo, emoldurada por casinhas coloridas e pela igrejinha branca ao fundo, continua a ser o coração do local e onde tudo acontece.

Nas casinhas simples e coloridas do Quadrado, hoje há bares, restaurantes, pousadas cheias de estilo, lojinhas de artesanato e butiques de grifes famosas.



Todo o charme desse vilarejo é cercado por praias belíssimas e uma natureza exuberante com um clima ameno o ano inteiro.
 
 
Como chegar
 
Para se chegar em Trancoso, de ônibus ou avião deve-se ir à Porto Seguro (rodoviária e aeroporto mais próximos), dai segue-se de taxi ou ônibus até Trancoso.

A partir de Porto Seguro, seguir para a balsa, fazer a travessia com destino ao Arraial d'Ajuda (26Km de Trancoso, em estrada asfaltada). Do outro lado da balsa, partem ônibus e vans para o centro de Arraial d'Ájuda e direto para Trancoso.

De carro, o visitante tem a opção de ir direto à Trancoso, sem passar por Porto Seguro (2 horas a menos de viagem). O acesso se dá pela BR-101 (até Eunápolis), BA-367 (direção Porto Seguro) entrando na BA-001 (direção Arraial da Ajuda e Trancoso), no próximo trevo pegar a direção de Trancoso.
 





Praias


Conheça as praias de Trancoso, e saiba porque Trancoso se tornou um dos destinos turísticos mais cobiçados do Brasil
 
 
 
Praia do Curuípe
 
A praia do Curuípe fica a 20km de Trancoso em direção a Caraíva, antigo povoado de pescadores, se tornou uma das praias mais famosas do Brasil.

As antigas casas de pescadores foram reformadas por pessoas de fora com muito charme e mantendo as características originais.

Nessa praia encontra-se ótimos restaurantes, bares e pousadas.




Praia do Espelho

A praia do Espelho encontra-se a 20Km de Trancoso em direção ao povoado de Caraíva. Entra-se à esquerda na entrada do condomínio Outeiro das Brisas, segue-se para a praia do Curuípe, onde se deixa o carro, depois a pé 1km em direção ao sul. As fotos dizem tudo.





Praia de Patimirim

A praia de Patimirim fica ao sul de Trancoso, quase sempre deserta, freqüentada apenas por surfistas e aventureiros.





Praia de Itapororoca


A praia de Itapororoca, fica ao sul de Trancoso, em frente a um condomínio fechado, poucas pessoas e vigilância constante, garantem a tranqüilidade do lugar. Na maré baixa, piscinas naturais são uma ótima atração.



Praia de Itaquena

A praia de Itaquena fica na metade do caminho entre Trancoso e a praia do Espelho. Extensa, isolada e selvagem





Ponta do Corumbau

A ponta do Corumbau fica 80Km ao sul de Trancoso, uma hora e meia de lancha.

Reserva extrativista dos pescadores da aldeia do Corumbau. A maior atração do lugar são os recifes que avançam por 10km mar adentro nos quais se pratica o mergulho e avistam-se uma infinidade de espécies de peixes e outros animais marinhos. A caça submarina é proibida.

Tem também o rio Corumbau onde se fazem lindos passeios de caiaque através de uma vegetação intocada e selvagem.





Praia dos Nativos

A praia dos Nativos está localizada em frente a Trancoso, do lado norte da barra do rio Trancoso. Logo perto da barra localizam-se diversas cabanas de praia onde se servem comidas típicas da Bahia, aperitivos e bebidas.

Ao longo desta praia encontram-se também algumas das melhores pousadas.




Praia dos Coqueiros

A praia dos Coqueiros situa-se ao sul da barra do rio Trancoso.

Chega-se a ela descendo pelo caminho que está ao lado direito da igreja de Trancoso. Praia de águas calmas cercada de recifes.

Nela encontram-se diversas cabanas que servem ótimos quitutes da cozinha baiana.



Praia do Rio da Barra

A praia do Rio da Barra está localizada a 3Km ao norte de Trancoso, na direção de Porto Seguro. Neste ponto do litoral iniciam-se as falésias vermelhas e brancas que Caminha descreve na Carta do Descobrimento. No local há uma cabana de praia e uma pousada.

Entrada à direita de quem vem de Trancoso pela antiga estrada de terra, logo após a ponte sobre o rio da Barra.



Barra do Rio dos Frades

A barra do Rio dos Frades é o divisor entre as praias de Trancoso e as praias do Curuípe. Com a maré seca é possível atravessá-lo à pé, na margem oposta existem moradores nativos que podem ajudar na travessia de canoa.

Limpo, rico em vida é um belo presente para os aventureiros que chegam as suas margens.




Praia do Rio Verde


Situada entre a praia dos Coqueiros e a de Itapororoca, nela se encontram algumas ótimas barracas de praia como a Paradise. Atrás da praia se encontra a lagoa do Rio Verde onde pode-se tomar um gostoso banho de água doce,




Praia do Taipe

Esta praia, cercada pelas barreiras vermelhas que foram descritas na carta de Pero Vaz de Caminha por ocasião do descobrimento do Brasil, está localizada entre o Arraial D´Ajuda e Trancoso, seguindo pela estrada antiga (de terra) a 8km de Trancoso.
 
 







Fonte:


0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

#ZICAZERO