Uma em cada cinco mulheres de 40 anos já fez aborto

Pesquisa Nacional do Aborto entrevistou 2.002 mulheres entre 18 e 39 anos




Uma em cada cinco brasileiras de 40 anos (22%) já fez pelo menos um aborto, aponta Pesquisa Nacional do Aborto, que entrevistou 2.002 mulheres entre 18 e 39 anos.



Quando consideradas mulheres de todas as idades, uma em cada sete (15%) já abortaram. Ao contrário do que se imagina, a prática não está restrita a adolescentes solteiras ou a mulheres mais velhas. Cerca de 60% das mais de 2.000 entrevistadas interromperam a gestação no centro do período reprodutivo - entre 18 e 29 anos.



De acordo com Débora Diniz, antropóloga da Universidade de Brasília, a maioria é composta por mulheres casadas, religiosas, com filhos e de baixa escolaridade. Ela é a autora principal do estudo e diz que as mulheres já têm a experiência da maternidade e convicção de que não podem ter outro filho no momento.



- Mesmo correndo o risco de serem presas, interrompem a gestação.



Medicamentos abortivos foram usados em metade dos casos pesquisados. É provável que para a outra metade das mulheres a interrupção da gravidez tenha ocorrido em condições precárias de saúde, aponta o estudo. Cerca de 55% das mulheres precisou ser internada por causa de complicações.



O assessor especial do ministro José Gomes Temporão, Adson França, diz que os dados reafirmam a opinião já consolidada no Ministério da Saúde de que aborto é uma questão de saúde pública



- Mostra que estamos no caminho certo ao ampliar a oferta de métodos contraceptivos no SUS (Sistema Único de Saúde).



A pesquisa foi financiada pela Fundação Nacional de Saúde. A técnica utilizada é semelhante a de pesquisas eleitorais e, como o anonimato é garantido, estima-se uma margem de erro de apenas 2%.
 
 
 
Fonte:
 
 

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

#ZICAZERO