Cego dirige carro por 2 km no circuito de Daytona



O Ford Escape adaptado para cegos foi testado na última semana na pista de Daytona, um dos mais conhecidos circuitos de corrida do mundo, por Mark Riccobono, da Federação Nacional dos Cegos dos Estados Unidos (NFB, na sigla em inglês). O teste aconteceu antes da tradicional prova de 24 h de duração no circuito na Flórida.

Desenvolver um veículo que permitisse que um cego o guiasse sem ajuda de um copiloto foi um desafio proposto pela federação e aceito pela Universidade Virginia Tech. O carro, que ainda é um protótipo, é equipado com uma série de recursos não visuais que ajudam o motorista. Entre eles estão luvas vibratórias, que alertam sobre curvas; sopros de ar comprimido no rosto do motorista, para sinalizar obstáculos que se aproximam; uma camiseta vibratória, para dar informações sobre velocidade; e um volante com sinais de áudio, para orientar a direção.

Riccobono dirigiu 2,4 km no circuito repleto de curvas e também teve que desviar de uma série de obstáculos, alguns previamente colocados na pista, como barris de plástico, e outros que eram surgiam durante o teste: caixas de papelão eram atiradas no caminho por uma van que seguia à frente do carro. Ele também chegou a ultrapassar o veículo. Após o desafio, Riccobono comentou no Twitter: "Olá, os cegos fizeram história hoje. O que você fez hoje?".






Fonte:

G1



0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

#ZICAZERO