Amamentação melhora desempenho escolar da criança

Mais um benefício da amamentação: melhor desempenho escolar na infância, pelo menos em algumas crianças.
Pesquisadores da Austrália registraram a duração da amamentação de 1.038 bebês e então testaram seu desempenho escolar aos 10 anos de idade, usando exames padronizados de matemática, leitura e redação.
Quando controlaram fatores como a idade da mãe, nível de instrução, estado civil, renda familiar e outros, os pesquisadores descobriram que a amamentação por seis meses ou mais esteve associada a um melhor desempenho nessas habilidades acadêmicas, mas apenas no caso dos meninos.
A principal autora do estudo, Wendy H. Oddy, professora associada de nutrição da University of Western Australia, disse que os motivos para a diferença entre os gêneros não estão claros. "Achamos que os meninos tendem a ser mais vulneráveis ao estresse", explicou. "Os hormônios femininos podem ter um efeito protetor".
O estudo, publicado na edição de janeiro do "Pediatrics", teve vários pontos positivos. Ele acompanhou as crianças por um longo período e teve uma amostra grande. Os dados foram coletados na época em que as mulheres pararam de amamentar, mas os cientistas não puderem ajustar fatores como duração da licença maternidade, apoio do companheiro, entre outros.
"Os resultados contribuem para a forte evidência de que a amamentação mais longa possível é benéfica para a saúde da criança", disse Oddy, "mas especialmente para o desenvolvimento cerebral".
 
 
 
 
 
 Fonte:

UOL 
 
 
 

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

#ZICAZERO