Bióloga faz fotos com insetos no rosto para mostrar que são inofensivos

(FOTO: TWITTER/NANCY MIORELLI)




Uma bióloga americana tem feito algo inusitado para desmistificar o desprezo que as pessoas sentem por insetos. Nancy Miorelli costuma colocar os pequenos bichos em seu rosto para fazer selfies. Depois, ela posta as fotos em seu twitter junto com a hashtag #facebug. Ela vem colocando as imagens no perfil @realscientists e na sua página pessoal @SciBugs.
A entomologista (especialista em insetos) atualmente vive em Maquipucuna, uma reserva natural no Equador. Lá ela faz apresentações e tours para mostrar a variedade da fauna local, e ressalta a importância dos bichinhos para a manutenção do ecossistema. Além de tudo isso, claro, ela ajuda os visitantes a superarem seus medos colocando-os no próprio rosto.

FOTO: ARQUIVO PESSOAL/NANCY MIORELLI)





Segundo ela, a maioria das pessoas que vêm de grandes cidades veêm o ambiente interno e externo como meios extremamente separados. Dessa forma, elas se protegem de todos os jeitos do que vem do lado de fora. Lá, os insetos são menores, geralmente picam ou mordem, sendo considerados pestes.



(FOTO: TWITTER/NANCY MIORELLI)





Ela explica que, por isso, entende o nojo e o medo em relação aos animais quando elas chegam a um lugar como Equador. Acontece que em lugares tropicais e abertos, onde há pouca intervenção urbana, estes bichinhos não são tão pequenos, e, na verdade, são bem importantes para o funcionamento do ecossistema.



(FOTO: ARQUIVO PESSOAL/NANCY MIORELLI)





Ela diz que colocá-los no rosto ajuda a ter uma noção melhor do tamanho que eles podem chegar. "Quando você mostra um louva-a-deus ao lado de pequenos sapos, começa a fazer sentido que esses insetos podem comer animais vertebrados", ela explica em reportagem ao Quartz.



(FOTO: TWITTER/NANCY MIORELLI)





Miorelli também convida seus colegas entomologistas a fazerem um #facebug para mostrar os animais que eles estudam. Obviamente, ela sabe que alguns deles são realmente perigosos e, por isso, alerta que não é possível colocar qualquer inseto no rosto. Apenas especialistas conseguem distinguir qual deles é seguro ou não para interagir.



Fonte:










0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

#ZICAZERO