Descubra como se hospedar em qualquer lugar do mundo de graça





Que tal trocar sua casa em São Paulo por uma mansão no Caribe? Prefere um imóvel

na Polinésia Francesa? No final de setembro, a jornalista Cecília Galvão recebeu uma proposta parecida. Uma família americana propôs que ela cedesse sua residência no Butantã e sua casa de praia em Ubatuba. Quando? Durante o mês da Copa no Brasil. Em troca, lhe ofereceram uma propriedade no Havaí e um apartamento na Ilha de Manhattan, em Nova York. A negociação foi intermediada pelo Home Exchange (homeexchange. com ou trocacasa.com, na tradução para o português), site que lista imóveis de 151 países. Há mais de 42 mil ofertas. Do Brasil há 420 endereços, 107 no Estado de São Paulo. Além da capital, as cidades paulistas que mais concentram propriedades são Campos do Jordão e os municípios do Litoral Norte, como Ilhabela e Ubatuba.










Desde 2006, quando a versão do site em português foi lançada, o número de ofertas cresceu sete vezes e 500 trocas foram realizadas. “A Copa do Mundo fez a procura por destinos no Brasil aumentar”, afirma António Batista, administrador da versão em português do Home Exchange. Os interessados precisam pagar uma anuidade de R$ 270 ou fazer um plano trimestral por um terço do preço. Se nenhuma negociação for concretizada no primeiro ano, a renovação é gratuita.O site concorrente Love Homes Swap (lovehomeswap.com), que também lista imóveis para alugar, cobra mensalidades em torno de R$ 35. No Home Exchange possível ver fotos dos cômodos, do condomínio e até da vizinhança. Um pequeno perfil descreve a propriedade e os moradores, além de listar os equipamentos eletrônicos disponíveis, acesso à internet e outras facilidades. Mesmo ausentes, os anfitriões costumam deixar mapas, roteiros, dicas espertas e até pratos típicos. “Além de casas, as pessoas trocam hospitalidade”, diz António Batista.





A economia com o sistema de trocas é inegável. Dois anos atrás, a professora Ani Torres passou um mês de férias em Portugal com o marido e o filho recém-nascido na casa de desconhecidos. Incluiu no negócio até o carro deles,com direito a cadeirinha para o bebê. “O casal que ficou na minha casa veio para uma conferência na USP com os dois filhos pequenos”, lembra Ani. “Emprestamos até a babá.” Ela estima que teria gasto 5 mil libras a mais se tivesse optado por alugar um carro e se hospedar em um hotel. Nem toda troca é simultânea. Famílias que dispõem de um segundo imóvel, como uma casa na praia, podem emprestá-lo em troca de um crédito para ser usado no futuro.
É o que costuma fazer a artista plástica francesa Marie Gabrielle Bardet, dona de um pequeno apartamento na região da Avenida Paulista e de uma casa no interior de São Paulo. Para receber os visitantes, ela se reveza entre as propriedades ou se hospeda na casa de uma amiga. Isso já lhe rendeu estadias na França, em Portugal e na Espanha. Sua experiência mais marcante, porém, foi uma temporada em Brasília. A artista plástica queria visitar a capital federal nas comemorações dos 50 anos da cidade, em 2010. Em busca de um lugar para ficar, estabeleceu contato com a proprietária de um dos imóveis do Home Exchange.





Era Ketlin Feitosa, enteada do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. “Foi uma experiência incrível, pois ela estava na cidade e me levou até para a posse do Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal”, diz. “Ficamos tão amigas que fui a seu casamento, no ano passado.” A jornalista Cecília Galvão ainda não decidiu se abrirá mão de sua casa quando a Seleção Brasileira entrar em campo no Itaquerão. Três anos atrás, ela cedeu sua residência para se hospedar com o marido e os três filhos num vilarejo no sul da França. Eles viajaram por outros países a bordo do carro incluído na troca.“Me perguntavam como eu ia dormir no travesseiro de um estranho”, diz ela. “E por acaso num hotel é diferente?”


Como fazer a troca



escolha dos parceiros
Procure pessoas com um perfil semelhante ao seu. Uma família com filhos, por exemplo, terá uma casa mais preparada para receber crianças.

Mantenha contato com os proprietários e procure obter referências na internet e redes sociais. só aceite a troca se tiver confiança em quem ficará na sua casa
O que colocar no contrato
Os carros serão trocados? Há limite de quilometragem? A dispensa está liberada?
Negocie todos os termos.

Que tal ser prestativo?
Se puder, deixe um parente ou amigo de prontidão para receber os hóspedes e auxiliar em emergências informações sobre a cidade, dicas de passeios e orientações sobre o funcionamento da casa são úteis.




Fonte:







0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

#ZICAZERO