A ciência de ser diferente

Estudo de Harvard mostra o que, de fato, determina um hipster







Depois de virar piada em blogs, sofrer bullying nas redes sociais e ser tema de discussão em mesas de bar, os hipsters — bando de modernos que escuta indie rock e usa óculos avantajados — se tornaram assunto para pesquisa acadêmica de peso. 

Em um estudo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, pesquisadores do Departamento de Sociologia da Universidade de Harvard tentaram definir o que é um hipster. A principal conclusão é de que são pessoas que não seguem o gosto de ninguém, nem querem ser seguidas. 

Os estudiosos acompanharam por 4 anos o perfil no Facebook de 200 estudantes universitários com jeitão hipster, analisando especialmente seus gostos por música e cinema. Identificaram que eles ouvem bandas de sons obscuros ou experimentais (como a americana Howler, nova queridinha dos modernos) e assistem a filmes fora do grande circuito da indústria cinematográfica (como os iranianos). 

Mas o gosto por cultura underground não é o que mais os define. “Ser alternativo não é a principal motivação, mas sim ser o único em um círculo de amizade que expressa um determinado gosto”, afirma Kevin Lewis, coordenador da pesquisa. 

Ao contrário do que acontece na maioria dos grupos sociais, os hipsters não se influenciam, se dois deles se tornaram amigos é porque já compartilhavam gostos comuns antes. “Eles param de curtir bandas indies quando os outros — ainda que de seu círculo — começam a gostar delas. Pois aquilo deixa de ser um distintivo social”, diz Lewis, que se interessou em estudar o grupo por considerá-lo em voga no momento. Parece que, de tanto quererem ser únicos, os hipsters acabaram virando pops. 







Fonte:


Galileu









0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

#ZICAZERO