‘Dool!, ‘Laduma!’: na África do Sul não faltam expressões para gritar gol

África do Sul tem 11 idiomas oficiais. Conheça como a palavra mais procurada pelos artilheiros pode ser dita pela população



(Foto: AP)



Apelido popularizado por Nelson Madela após o fim do apartheid, a Nação Arco-Íris da África do Sul também poderia ser chamada de Torre de Babel. São 11 idiomas oficiais no país. Assim, “gol”, a palavra mais procurada pelos artilheiros na Copa do Mundo, terá diversas formas de ser dita (e gritada).

Uma das mais famosas é “Laduma”, que significa “trovejar” em Zulu (a língua mais falada pelos sul-africanos, com 23,8% da população) e é usada por narradores após a bola balançar a rede. 


Mas não para por aí: na televisão, o Mundial vai ser transmitido em quatro idiomas (Inglês, Africâner, Zulu e até Português - por causa da forte presença de imigrantes portugueses, angolanos e moçambicanos, o que explica a contratação de Luiz Felipe Scolari por um canal para ser comentarista).

O site GLOBOESPORTE.COM consultou o livro “Hello South Africa – Phrase Book”, que reúne várias expressões nos 11 idiomas oficiais, para ajudar o torcedor brasileiro a ser entendido de qualquer maneira ao gritar gol ou golaço nos estádios da África do Sul. Curiosamente, “Laduma” não aparece na relação em Zulu: “Kwaba igoli enhele ngempela” é a frase escrita para celebrar um gol de placa.
Os 11 idiomas são: Zulu (23,8% da população), Xhosa (17,6%), Africâner (13,3%), Pedi (9,3%), Tswana (8,2%), Inglês (8,1%), Sotho (7,9%), Tsonga (4,4%), Swati (2,6%), Venda (2,2%) e Ndebele (1,6%). Apesar de não ser a língua original da maioria, o inglês é falado por grande parte das pessoas nos principais centros urbanos, como as sedes do Mundial (Joanesburgo, Cidade do Cabo, Pretória, Rustemburgo, Polokwane, Nelspruit, Durban, Porto Elizabeth e Bloemfontein).



Confira como se diz gol/golaço na África do Sul

(com a pronúncia entre parênteses)



Inglês: Goal (“gol”)

Africâner: Doel (“dool”)

Ndebele: Ligondelo (“Lee-gan-ndeh-law”)

Pedi: Ken no yê maka tsago (“n-noo yeh mah-kah-chah-ggo”)

Sotho: A ntlha ê ntlê (“ah ntlhah eh ntleh”)

Swati: Ewu ligoli lelinje (“eh-woo Lee-gaw-lee leh-lee-njeh”)

Tsonga: A hi kusaseka kA ku howa (“ah hee koo-sah-seh-kah kah koo haw-wah”)

Tswana: Sêo ke nnô (“seh-oo kee n-naw”)

Venda: Tshikoro (“che-kaw-raw”)

Xhosa: Yona yodwa i goal (“yaw-nah yaw-dwah ee gol”)

Zulu: Laduma / Kwaba igoli enhele ngempela (“lah-doo-mah” ou “kwah-bah ee-gaw-lee eh-nhleh-mpeh-lah”)



Fonte:



0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

#ZICAZERO