Ayrton Senna: 50 anos em cinco histórias

Da seriedade nas férias com o jet ski ao hambúrguer na Disney japonesa, personalidades contam detalhes dos bastidores da rotina do tricampeão



A trajetória de Ayrton Senna na Fórmula 1 não é apenas uma referência para os fãs de automobilismo – é também um exemplo para quem pretende trilhar uma carreira nas pistas. O dia a dia e os bastidores da rotina de Senna, no entanto, ainda têm histórias pouco conhecidas. Neste domingo, quando o tricampeão completaria 50 anos de vida, o GLOBOESPORTE.COM revela cinco depoimentos sobre o piloto, narrados por cinco personalidades ligadas a ele.




Ayrton Senna (à direita, ao fundo) curte um momento de folga almoçando em uma churrascaria


Hambúrguer na Disney


Por Rubens Barrichello, piloto da Williams na Fórmula 1






"Uma das minhas histórias com ele aconteceu em 1994, no Japão (durante o GP do Pacífico, segunda etapa daquele ano). Fui procurar algo diferente para fazer e decidi ir à Disney. Estava com o meu ex-empresário Geraldo Rodrigues. O Ayrton estava indo fazer outra coisa e perguntou: 'Posso ir com vocês?', como se fosse atrapalhar (risos). O engraçado é que ele tinha uma vida regrada e, lá na Disney, não havia mais nada para comer a não ser hambúrguer. Então, a gente estava decidindo se iria embora e ele falou que queria hambúrguer e comeu dois! Era como se ele não tivesse tempo para se divertir e comer um hambúrguer."



Nasce o Rei da Chuva

Por Viviane Senna, irmã e presidente do Instituto Ayrton Senna




"O Ayrton ainda corria de kart e estava ganhando uma corrida em Interlagos, quando começou a chover. Por causa da pista molhada, ele saiu da pista e ficou muito frustrado. Depois disso, cada vez que chovia em São Paulo, o Ayrton ia para qualquer canto da cidade com o kart e ficava treinando até escurecer. Quando chegava em casa, ele parecia um pinto molhado. E fez isso milhões de vezes. Por isso, ele virou o Rei da Chuva. Certamente ele não teria esse manejo todo se não tivesse perdido e reagido. O Ayrton teve de enfrentar o problema e colocar todo seu potencial à prova. Ele foi perseverante e desenvolveu a habilidade que estava latente. Na Fórmula 1, quando chovia, todo mundo ficava animado. Aquela que seria a primeira vitória aconteceu nestas condições, em Mônaco, quando o Alain Prost levou após a corrida ser interrompida."

A MAESTRIA NA CHUVA SURGIU DE UMA DERROTA



Competição até no jet ski

Por Bruno Senna, sobrinho e piloto da Hispania na Fórmula 1




"Pessoalmente, eu me recordo das férias que passávamos em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. Nos divertíamos muito nos fins de ano, principalmente brincando de jet ski. Como eu era pequeno e bem mais leve, levava vantagem nos pegas. Como ele não gostava de perder nem para o sobrinho, estava sempre mexendo no motor para andar mais rápido."



BRUNO AINDA MENINO, COM O TIO AYRTON



‘Joga no 19!’

Por Reginaldo Leme, comentarista de Fórmula 1 da Rede Globo




"Eu me lembro que em 1984, no GP de Mônaco, quando chegamos do Brasil, fomos jantar com o Alex Hawkridge, o dono da Toleman (equipe de Senna naquela temporada). Só eu, o Ayrton e ele. Aí o Ayrton me apresentou para o cara como jornalista brasileiro, mas falou assim: ‘É o mais respeitado jornalista brasileiro de automobilismo. Além disso, é uma pessoa em quem posso confiar muito’. Nunca me esqueci disso. Inclusive, nesta noite, nós fomos jogar no cassino, e o número da Toleman era 19. Então, ele ficava falando assim: ‘Joga no 19! Joga no 19, que eu vou barbarizar nesta corrida!’ Nós nos divertimos jogando e, no fim das contas, entre ganhos e perdas, ainda saímos no lucro."



Truques no kart

Por Tony Kanaan, piloto da Andretti Autosport na Fórmula Indy




"Lembro muito desse dia no kartódromo dele. Eu tinha feito a pole position, mas minutos antes de largada ele inventou de inverter o grid. Por isso, larguei em último. Até então, ninguém sabia que ele ia correr. Ele deu uma volta de apresentação com um Kadett branco conversível, pegou o kart e grudou atrás do meu na largada. Assim, fui passando um por um, com ele colado em mim. Fizemos a ‘rapa’ naquela prova e consegui ganhar a corrida, na frente dele. Com certeza, foi um momento mágico na minha carreira, que estava só iniciando. Até hoje eu tenho esse troféu na minha sala. Está ao lado da taça de campeão da Indy de 2004. Ele sempre fez falta nas pistas, mas está presente em nossa lembrança."


Tony Kanaan (COM O TROFÉU) ao lado de Senna




As homenagens programadas pelo Instituto Ayrton Senna aos 50 anos do tricampeão não se restringem ao dia 21 de março, data da comemoração. Vários eventos, além do lançamento de linhas especiais de produtos temáticos, serão realizados durante todo o ano de 2010.

- Ayrton está presente no coração dos brasileiros pelos valores que seguia na vida e nas pistas: motivação, dedicação, determinação, perfeição e superação. Em um ano como este, de celebração, tudo isso vem à tona, relembrando a trajetória vitoriosa de meu irmão. Sobretudo, essas homenagens resgatam, em cada um de nós, aquilo que ele simbolizava quando levava a nossa bandeira ao pódio: o lado luminoso do País. Um Brasil campeão - diz Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna.


Série especial de capacete, de apenas 50 unidades, será lançada no domingo pelo Instituto Ayrton Senna


O primeiro deles será o lançamento de um capacete especial neste domingo, no jogo entre Corinthians e Grêmio Prudente, em Presidente Prudente. Apenas 50 unidades serão vendidas, todas pintadas por Sid Mosca, autor do desenho tradicional de Ayrton Senna. As peças terão um tom de amarelo mais próximo do dourado, além do slogan do tricampeão na viseira: "Driven to perfection" (Pilotado à perfeição).

A 50ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo, que será realizada entre os dias 28 de outubro e 7 de novembro, terá Ayrton Senna como tema. O evento, com um público esperado de mais de 600 mil pessoas, terá vários estandes dedicados ao tricampeão e seus fãs.

Outra homenagem virá da Williams, última equipe de Ayrton Senna na Fórmula 1. O time inglês carrega até hoje a marca do tricampeão no bico de seus carros e encomendou uma linha especial de roupas para comemorar os 50 anos do piloto. Ela será lançada em setembro e será vendida no Brasil, Inglaterra, Holanda, Espanha, Japão e Bélgica.


Fãs prestam homenagens no túmulo de Ayrton Senna, em São Paulo


Fãs de Ayrton Senna foram neste domingo ao túmulo do tricampeão mundial da Fórmula 1, no Cemitério do Morumbi, em São Paulo. Se estivesse vivo, o piloto completaria 50 anos neste dia 21 de março de 2010.



Bruno Senna deixa mensagem de parabéns em mural virtual para Ayrton


No dia que seu tio, Ayrton, faria 50 anos, o piloto Bruno Senna desejou o parabéns ao eterno ídolo através de seu Twitter. Ele deixou uma mensagem no mural virtual que homenageia o tricampeão mundial: 'Feliz 50 anos, Becão! Realmente gostaria que você estivesse ainda junto conosco! Saudades! Vou fazer o meu melhor sempre!'.



FONTE:
GLOBOESPORTE.COM













2 comentários:

Ana Tapadas disse...

Boa noite, amiga!
È a segunda postagem que vejo comeste tema. Percebo a comoção. Recordo os factos.
beijinho

Anônimo disse...

SHOW DE BOLA. ELE ERA DEMAIS.

Postar um comentário

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

#ZICAZERO