Jauá


Fotografia: Matheus Oliveira Lima


Jauá

JAUÁ pertencente ao distrito de Vila e Abrantes e localizada entre os km 15 e 16 da Estrada do Coco, a Praia de Jauá é a primeira de acesso livre do Município de Camaçari. O distrito de Vila de Abrantes, onde se localiza a praia de Jauá, foi a primeira sede do Município, fundada em 1758 na aldeia indígena Espírito Santo, passando a ser denominada Vila Nova de Abrantes do Espírito Santo.

Fotografia: Matheus Oliveira Lima

Jauá, é o nome de uma espécie de papagaio, típica desta região do litoral da Bahia, e seu nome indígena serviu para batizar a praia.

Fotografia: Matheus Oliveira Lima


Antiga vila de pescadores, Jauá tem durante um único dia duas paisagens distintas e igualmente encantantadoras: com a maré cheia, o mar se mostra encorpado com ondas e bastante movimento, contrastando com a maré baixa, quando se cria uma enorme piscina que vai diminuindo com o passar do tempo, expondo as rochas características desta praia e formando um aquário natural, propício para mergulhos com máscara e snorkel e para relaxantes banhos. Jauá é uma bela praia, recomendada, inclusive, para crianças.



LOCALIZAÇÃO DE JAUÁ





A Praia de Jauá está situada na Estrada do Coco (Costa dos Coqueiros), litoral norte de Salvador, Bahia. De extensão quilométrica, com areias brancas e águas mornas, é também cercada por dunas brancas. Recifes formam piscinas naturais na maré baixa, em algumas partes da praia que, ao sul, é quase deserta.



A Costa do Coqueiros é localizada na região norte do estado da Bahia e é composta por praias belíssimas e pouco freqüentadas, totalizando 193 km. Abrange Lauro de Freitas, Jauá, Arembepe, Guarajuba, Itacimirim, Praia do Forte, Imbassaí, Porto de Sauípe, Subaúma, Sítio do Conde, Mangue Seco, dentre outras localidades. A Estrada do Coco e seu prolongamento, a Linha Verde (BA-099), interligam a região. Tratam-se de vias conservadas e privatizadas.


Fotografia: Matheus Oliveira Lima



COMO CHEGAR A JAUÁ




Existem duas formas de se chegar à praia de Jauá. A primeira delas é pelo acesso principal, localizado entre os km 15 e 16 da Estrada do Coco, menos de 1 km após o Pedágio. Trata-se de uma área urbana denominada de Pé de Areia, nome que se refere às dunas presentes no local e onde acontece, todos os anos, uma festa em homenagem ao padroeiro São Miguel. Deste local até a praia são cerca de 3 km em via asfaltada.



O acesso alternativo está localizado no km 12 da Estrada do Coco, na Prefeitura Avançada de Camaçari. Trata-se de um caminho com 4 km de extensão pelo distrito de Vila de Abrantes.



Existe um serviço regular de ônibus e minibus para Salvador (exceto à noite).


Fotografia: Matheus Oliveira Lima



PRAIAS DE JAUÁ



Sem dúvidas, os cerca de 2,5, km de orla, composta por quatro praias do sul ao norte (Praia do Japonês, Sororoca, Pedra da Baleia e Praia do Grilo), são o grande atrativo de Jauá. A praia de Jauá é perfeita para quem gosta de apreciar uma cerveja gelada, uma água de coco, comer um apetitoso acarajé ou saborear um delicioso prato de frutos do mar. São mais de 50 opções de barracas de praia, além de restaurantes, pousadas, mercado, farmácia, locadoras de filmes, praças e belas paisagens.



A Praia do Japonês está localizada no extremo sul de Jauá, mais próxima a Busca Vida. Trata-se de uma praia própria para o surf, com ondas altas e sem pedras. O nome da praia é decorrente do primeiro habitante do local, um japonês.



A Praia da Sororoca é o primeiro trecho de praia ao sul. Devido à ausência de quebra-mar, possui ondas fortes, sendo muito procurada para a pratica do surf, kitesurf e outros esportes do gênero. Embora não possua calçadão e seja um pouco afastada do centro urbano, é muito utilizada para caminhadas. Seu acesso é através da Rua Aquarius, onde se inicia a via alternativa para Vila de Abrantes.



A Pedra da Baleia é uma região da orla localizada no centro urbano, protegida por recifes que, durante a maré baixa, formam imensas piscinas naturais com águas mornas e calmas. Esta área também serve de porto para os pequenos barcos pesqueiros que enriquecem a bela paisagem. Nesta praia há um calçadão a beira-mar para caminhada, além de uma pequena praça para a prática de atividades físicas.



Na Praia do Grilo, localizada ao norte, logo após a praia da Baleia, há a predominância de recifes, com formação de piscinas naturais, e um vasto coqueiral. Antigamente havia no local uma grande quantidade de grilos, o que deu nome ao local.



PESCA EM JAUÁ



Jauá é originária de antigas vilas de pescadores. Todas os dias, em horários determinados de acordo com a maré, é possível assistir à ida e à vinda de barcos carregados de peixe fresco, que podem ser comprados e escolhidos na hora.



DUNAS EM JAUÁ



As dunas de Jauá fazem parte da área de proteção ambiental do Parque das Dunas de Abrantes e nelas é praticado o sandboard, um esporte que teve início em Florianópolis, Santa Catarina. Muito semelhante ao snowboard, o esporte é praticado em dunas de areia, usando uma prancha que pode variar de 1,20m a 1,70m de comprimento, feita de madeira ou de fibra. Suas manobras são adaptações de manobras de outros esportes como surf, skate e snowboard.

Sobre as dunas de Jauá é possível assistir ao nascer e ao pôr-do-sol com uma visão panorâmica de toda a orla do local. Estas dunas são consideradas um parque recreativo natural, onde as crianças podem brincar à vontade.



Fotografia: Matheus Oliveira Lima



FESTAS POPULARES EM JAUÁ



A cultura local é outro ponto forte da região. Durante todo o ano, é possível assistir a manifestações populares, dentre as quais a Lavagem de Jauá, a Festa de Iemanjá, a Lavagem de Pé de Areia e o Carnaval local.



A Lavagem de Jauá ocorre na última semana do mês de janeiro e é o período mais festivo do local. Na ocasião, é comemorada a festa do padroeiro de Jauá, Bom Jesus dos Navegantes. Além da procissão, há também uma festa popular de rua com trios elétricos, carro pipa e presença de celebridades baianas.



Já durante a Festa de Yemanjá, em 2 de fevereiro, há a saída de barcos para o mar levando oferendas (vasos de flores e cestos cheios de presentes, como pentes, espelhos, perfumes) para a rainha do mar.



A Lavagem de Pé de Areia acontece todos os anos na última semana de setembro e tem como padroeiro São Miguel. Estas lavagens possuem como característica principal o sincretismo religioso entre o Catolicismo e o Candomblé.



O Carnaval de Jauá, ao contrário da folia na capital baiana, é uma festa tranqüila, marcada pela presença de blocos carnavalescos tradicionais e também blocos formados por homens travestidos de mulheres.


INVESTIMENTOS EM JAUÁ



Investimentos em infra-estrutura têm aberto novas oportunidades nas principais regiões turísticas, em especial na Costa dos Coqueiros.



O sol brilhando durante todo o ano, a beleza dos coqueiros e o azul do mar da Costa dos Coqueiros parecem ser atrativos importantes para investidores de todo o país, em especial do setor turístico. No entanto, além das belezas naturais, a infra-estrutura existente e a proximidade do Aeroporto Internacional de Salvador revelam-se elementos decisivos.



O número de hotéis, pousadas e resorts aumenta a cada ano na região. Uma matéria publicada na Revista Veja (REVISTA VEJA, 23 mar. 2005) revela que, até o fim de 2007, por exemplo, haverá nove novos empreendimentos, totalizando cerca de 2500 apartamentos prontos a receber hóspedes dispostos a pagar diárias de no mínimo 600 reais.



A Costa dos Coqueiros, que vem se consolidando como o maior pólo turístico internacional do estado, conta com empreendimentos de porte já instalados, como o Complexo da Costa de Sauípe e o Praia do Forte Resort, e grandes investimentos em fase de projeto. Entre eles, o do grupo espanhol Iberostar, que prevê a construção, na Praia do Forte, de um megarresort com 2 mil apartamentos, totalizando um investimento de US$ 300 milhões, e o Projeto Turístico Reserva Imbassaí, um complexo de hotéis e casas do grupo português Reta Atlântico, que será erguido em Mata de São João, num investimento de 45 milhões de euros.



O próprio governo do estado tem apostado no potencial turístico da região, intensificando os investimentos em infra-estrutura, com a construção da Linha Verde e a ampliação da Estrada do Coco, dentre outras ações. Segundo matéria publicada na Revista Forbes (REVISTA FORBES, 12 jun. 2004), nos últimos anos foram investidos US$ 300 milhões na construção da rodovia BA-099 (Linha Verde), em unidades de tratamento na Costa do Sauípe e na Praia do Forte e na ampliação do Aeroporto Internacional de Salvador.



Outro empreendimento que pretende valorizar a região é o Alphaville Litoral Norte, localizado no km 11 da Estrada do Coco, antes do pedágio. Com o término das obras previsto para este ano, o empreendimento compreende mais de 300 mil m2 de área residencial e mais de 23 mil m2 de área empresarial, segundo informações que constam no site do empreendimento na Internet (http://www.alphaville..... completar). Ainda estão incluídos no projeto um clube voltado ao lazer dos moradores e um centro comercial.



O grande fluxo da Estrada do Coco representa um enorme potencial para a região. E, sem dúvidas, o volume de empreendimentos previstos para os próximos anos tende a aumentar ainda mais este fluxo, tornando a Costa dos Coqueiros uma região propícia para investimentos. Dentre as localidades pertencentes à região está a Praia de Jauá, que, devido a seu grande potencial turístico, tornou-se um local atrativo para investimentos.





--------------------------------------------------------------------------------





INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE JAUÁ



Localização: Vila de Abrantes, Camaçari - BA

Extensão da Orla: 2,5 km

Temperatura Média: 25,3°

Distância do Aeroporto: 16 km





FONTES CONSULTADAS
Bahia de todos os lucros: a Costa dos Coqueiros, no litoral baiano, surge como nova opção do turismo mundial. In: Revista Forbes. N. 90, 12 jun. 2004. Disponível em: . Acesso em: 9 abr 2006.



Bilhão de reais em dois anos: chovem investimentos no ensolarado litoral baiano, que não pára de ganhar novos complexos turísticos. In: Revista Veja. São Paulo, Abril, 23 mar. 2005. Disponível em: . Acesso em: 09 abr. 2006.



Costa dos Coqueiros tem sombra e água fresca. In: Jornal Correio da Bahia. Salvador. 6 dez 2000. Disponível em: . Acesso em: 9 abr 2006.



http://www.alphaville.com.br/modules/index.php?id=litoralnorte



http://www.aquinapraia.com.br/



Arquivo de fotos:


















0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

#ZICAZERO