Sistema teria sete planetas orbitando ao redor de uma grande estrela do tipo solar
Uma equipe de astrônomos anunciou nesta terça-feira a descoberta de um novo sistema planetário, com pelo menos cinco planetas em órbita de uma grande estrela do tipo solar. Segundo os cientistas, há fortes fortes evidências da existência de mais dois planetas, sendo que um deles terá a menor massa encontrada até agora.
A estrela solar HD 10180 é o centro do sistema e aparece mais brilhante na imagem de divulgação do ESO |
Se for confirmada a existência desses dois novos planetas, o sistema encontrado será semelhante ao nosso Sistema Solar em termos do número de planetas (sete planetas em vez dos nossos oito). Adicionalmente, a equipe encontrou evidências de que as distâncias dos planetas à sua estrela seguem um padrão regular, como é o caso do Sistema Solar.
"Descobrimos o que parece ser o sistema com mais planetas encontrado até agora", afirmou Christophe Lovis, autor principal do artigo científico que apresenta os resultados. "Esta descoberta extraordinária também enfatiza o fato de estarmos entrando em uma nova era da investigação de exoplanetas: o estudo de sistemas planetários complexos e não apenas de planetas individuais. Estudos dos movimentos planetários no novo sistema revelam interações gravitacionais complexas entre os planetas e nos dão informações sobre a evolução do sistema a longo prazo", explicou.
A equipe de astrônomos utilizou o espectrógrafo HARPS, montado no telescópio de 3,6 metros do Observatório Europeu do Sul (ESO) em La Silla, Chile, durante um período de seis anos. O HARPS é um instrumento com grande precisão e de extrema estabilidade nas medições, sendo o descobridor de exoplanetas mais bem sucedido do mundo.
O sistema de planetas recém-descoberto em torno da estrela solar HD 10180 é único em diversos aspectos. Primeiramente, o sistema tem pelo menos cinco planetas semelhantes a Netuno localizados numa distância equivalente à órbita de Marte. Adicionalmente, o sistema não possui gigantes gasosos semelhantes a Júpiter. Finalmente, todos os planetas parecem ter órbitas praticamente circulares.
Até o momento, os astrônomos reconhecem ao menos 15 sistemas com pelo menos três planetas cada. O mais complexo conhecido até então era o 55 Cancri, que contém cinco planetas, dois dos quais gigantes. "Sistemas com planetas de pequena massa como o que se encontra em torno de HD 10180 parecem ser mais comuns, mas a sua história de formação permanece um mistério", afirmou Lovis.
A descoberta foi anunciada nesta terça-feira no colóquio internacional "Detection and dynamics of transiting exoplanets", no Observatoire de Haute-Provence, na França.
Fonte:
0 comentários:
Postar um comentário
Antes de comentar, leia os termos de uso.
Não aprovamos os comentários:
1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;