Com biossensores, aparelho é capaz de reproduz sensações tidas em determinados momentos, como alterações nos batimentos cardíacos
Há séculos, a humanidade tem feito esforços para que possamos reviver momentos especiais. Criou a pintura, depois a fotografia, que foi seguida pelos filmes e, logo, os filmes em 3D. Agora, na tentativa de tornar essas memórias ainda mais reais, um grupo de pesquisadores da Universidade de Londres, Inglaterra, e do Instituto Hexagram de Montreal, Canadá, criou uma roupa capaz de reproduzir as sensações físicas do momento.
O Wearable Absence (ausência de vestir, em tradução livre) é uma jaqueta com biossensores, adaptadores, sistemas de conexão sem fios e cabos flexíveis capaz de “gravar” as reações físicas de uma pessoa em determinado momento. Quando alguém veste o Wearable Absence, o equipamento capta e memoriza a temperatura corporal, a frequência cardíaca, a umidade da pele e o ritmo respiratório do usuário. Essas informações são enviadas a um banco de dados (que pode estar em um BlackBerry por exemplo), e podem ser retransmitidas à roupa quando a pessoa quiser relembrar aquele momento.
Um aluno que usasse a jaqueta em sua festa de formatura poderia, por exemplo, vesti-la mais tarde e reviver as sensações da celebração. Os biossensores estimulariam as reações físicas, enquanto ele escutaria a gravações de voz ou músicas, reproduzidas em alto-falantes incorporados nos ombros da roupa e assistiria a uma exibição de fotos ou vídeos em uma matriz de LEDs flexíveis, instalada nos braços.
Com o aparelho, é possível também imitar as memórias físicas de uma pessoa ausente, que tenham sido previamente registradas. Depois disso, as fotos ficaram estranhamente sem graça, não? O protótipo ainda não tem previsão de venda.
Fonte:
0 comentários:
Postar um comentário
Antes de comentar, leia os termos de uso.
Não aprovamos os comentários:
1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;