Fifa proíbe 'paradão' a partir de 1º de junho. Lance será punido com cartão


Após reunião da International Board, ficou decidido que as paradas em pênaltis só podem acontecer antes de o atleta chegar à bola




A International Board, órgão ligado à Fifa que regulamenta o futebol, fez uma reunião nesta terça-feira, em Zurique, e anunciou mudanças no texto da regra da cobrança de pênalti. A partir de 1º de junho, está proibido o que ficou conhecido como "paradão", lance em que o jogador finge o chute, colado à bola, para enganar o goleiro rival ao bater uma penalidade máxima. Ou seja, a nova determinação estará em vigor na Copa do Mundo da África do Sul, que começa no dia 11 de junho.



Segundo o novo texto, o infrator deve ser punido pelo árbitro (cartão amarelo). A paradinha, conforme inventada por Pelé, segue valendo. O batedor pode fazer paradas ao longo de sua corrida, mas uma vez que tenha chegado à bola, a batida deve ser imediata. Leia abaixo o novo texto da regra.



"Fintar na corrida para uma cobrança de pênalti para confundir os oponentes é permitido, entretanto, fintar ao chutar a bola, uma vez que o batedor já encerrou sua corrida, é considerado agora uma infração à Lei 14 e um ato antidesportivo, pelo qual o jogador deve ser advertido."



Árbitros atrás dos gols





Outra decisão da International Board diz respeito aos árbitros atrás dos gols. O expediente foi testado ao longo da recém-encerrada Liga Europa. Agora, os países que quiserem poderão adotar mais dois árbitros auxiliares pelo período de dois anos, a partir de 1º de julho.



O expediente de dois juízes atrás dos gols já vinha sendo utilizado no Campeonato Carioca, mas não havia aval da Fifa para o teste.







Fonte:





0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

#ZICAZERO