Mona Lisa pode ter uma "irmã gêmea"

Especialistas podem ter encontrado uma réplica feita na mesma sala 

e ao mesmo tempo que a pintura original



Detalhe da Mona Lisa do Museu do Prado // Crédito: Divulgação Museu do Prado




Existem muitas réplicas da famosa pintura de Leonardo Da Vinci por aí – todas criadas muitos anos após a original ter alcançado sua fama. Mas agora, especialistas acreditam que uma das releituras da obra-prima do Renascimento foi criada ao mesmo tempo e até na mesma sala que a Mona Lisa. 


Uma réplica, localizada no Museu do Prado, em Madrid, estava sendo restaurada quando foi percebido que o desenho que o pintor usou como base se parecia muito com o original de Da Vinci. Então, os conservadores compararam imagens em infravermelho tiradas da Mona Lisa com a da “Mona Lisa do Prado”. Os resultados provaram que os dois trabalhos foram feitos ao mesmo tempo, no século XVI. 


A hipótese destes conservadores é que um aprendiz de Leonardo Da Vinci teria acompanhado o trabalho do mestre, pintando a Mona Lisa do Prado juntamente com ele e, talvez, observando a modelo da mesma forma. Se isso for provado, significa que mais informações sobre a origem misteriosa do retrato (e da retratada) podem ser obtidas. 


A versão “gêmea” da Mona Lisa deverá ser exibida pelo Museu do Prado ainda este mês.






Fonte:

Galileu





0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

#ZICAZERO