Tablet é feito pela mesma fabricante dos smartphones BlackBerry.
PlayBook é tido como um dos concorrentes do iPad 2, da Apple.
A RIM anunciou, nesta quarta-feira (19), o lançamento do tablet BlackBerry Playbook no Brasil, com preços de R$ 1.300 (modelo de 16 Gbytes) a R$ 1950 (versão de 64 Gbytes) --valores com desconto inicial de lançamento, segundo a empresa. O produto é tido como um dos concorrentes do iPad, o tablet da Apple, que teve mais de 11 milhões de unidades vendidas no trimestre que acabou no último 24 de setembro. O PlayBook tem tela de LCD de 7 polegadas, pesa 425 gramas e é equipado com processador de 1GHz de dois núcleos. O aparelho roda com o sistema BlackBerry Tablet OS e tem memória RAM de 1GByte.
Um dos diferenciais do BlackBerry PlayBook é o suporte ao complemento multimídia Adobe Flash, banido do iPad, e a disponibilidade de mais jogos na loja de aplicativos, segundo Angel Aldana, gerente sênior de alianças da RIM na América Latina. “A maioria dos títulos mundiais estarão disponíveis no Brasil, inclusive os jogos, diferente da concorrência”, disse.
A bateria do PlayBook tem previsão de duração de 8 horas de navegação pela web e os donos do tablet terão cerca de 3 mil aplicativos a sua disposição na loja da RIM. O BlackBerry PlayBook também se diferencia por não trazer compatibilidade com a rede 3G –os primeiros modelos serão vendidos apenas com Wi-Fi. Apesar disso, a RIM informa que é possível obter conexão com a internet por meio da conexão com um aparelho Blackberry ou por meio de thetering com qualquer outro smartphone.
O PlayBook também é equipado com GPS, acelerômetro, giroscópio e bússola digital. Ele está disponível na Americanas.com, na Fnac, na Livraria Saraiva, no Shoptime.com e no Submarino, além das revendedoras da RIM. A Claro será a parceria de vendas entre as operadoras, mas a data exata de lançamento pela empresa ainda não foi anunciada.
Durante a apresentação do PlayBook a jornalistas brasileiros, os executivos da RIM também comentaram a interrupção de serviços como o BlackBerry Messenger que os usuários dos smartphones da marca tiveram na semana passada, que afetou milhões durante vários dias. “A falha foi ruim e estamos pedindo desculpas”, disse Peter Gould, diretor-geral da RIM no Brasil.
Segundo ele, foi apurado que houve um problema nos softwares dos centros de operação da empresa. “Houve uma falha, o sistema de backup foi acionado e tivemos que restaurar o sistema aos poucos”, disse. “Isso acabou demorando um pouco.” Segundo o executivo, não houve perda de dados ou de mensagens dos usuários. “Estamos trabalhando para que isso não aconteça de novo.” Na última segunda-feira (17), a RIM anunciou um pacote de aplicativos gratuitos a seus usuários para acalmar os ânimos dos que passaram pelo problema.
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