Cientistas criam material sólido mais leve do mundo

Pesquisadores da Universidade Central da Flórida criaram uma nova forma do supermaterial conhecido como aerogel, com nanotubos de carbono de paredes múltiplas (a sigla em inglês é MWCNT). O novo supermaterial é o sólido mais leve já desenvolvido. Com a densidade de apenas quatro miligramas por centímetro cúbico, pode ser usado em sensores para detecção de poluentes e substâncias tóxicas e componentes eletrônicos. 

Os aerogéis, descobertos já no início do século 20, são conhecidos como os melhores isolantes do mundo. Com o apelido de ‘fumaça congelada’, o aerogel é um gel onde o líquido é substituído por gás, resultando em um material de baixíssima densidade. Eles já são usados como isolantes térmicos em construções, em raquetes de tênis, esponjas para limpeza de derramamentos de petróleo e outros tipos de produto.  


Até então a maioria dos aerogéis era fabricada com sílica, óxidos de metais, polímeros e materiais de carbono. Mas os cientistas da Universidade da Flórida foram os primeiros a fabricar o material com nanotubos de carbono. Para produzi-lo, os pesquisadores removeram o líquido de um gel já existente. E criaram uma estrutura semelhante à uma colméia de abelha com paredes de 100 nanômetros de largura (ou 0,0001 milímetros).


O resultado é um material flexível e condutor elétrico que se parece mais com um pedaço de marshmallow perfurado por canais do que com fumaça congelada. De acordo com a Gizmag, se os nanotubos de 3 gramas do material fossem desmontados e organizados lado a lado, eles ocupariam uma área igual a de três campos de futebol americano.



Fonte:


Galileu




8 comentários:

Ana Tapadas disse...

Muito interessante!
(Sabe que tenho um filho especialista em metamateriais?)
Bj

Anônimo disse...

noooooossa... mais o q seu filho tem a ver com a invençao?? --'

Ivan Di Simoni disse...

Ótimo post, parabens
conheça o meu blog também, abcs
http://diplomassinha.blogspot.com/

Guilherme Oliveira disse...

ninguem te pergunto isso

welber disse...

Orra meu,tanta coisa pra fazer,como levar o homem a marte ou descobrir pra onde vai o buraco negro e os caras fazendo uma merda dessas,po...

Carlos Junior disse...

Mas no fim de tudo para que será utilizado este material? somente como isolante?

Cici disse...

Que legal Ana, ele deve ser muito inteligente !!

Anônimo disse...

pow welber...tu acha que o homem teria conseguido ir ao espaço, sem a descoberta de materiais super leves e extremamente resistentes à altíssimas temperaturas?

Postar um comentário

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

#ZICAZERO