Nos EUA‚ bandido descalço apronta o terror para a polícia





Colton Harris-Moore, de 18 anos e 1,98 m de altura, está adquirindo fama de herói popular como o "bandido descalço" nos Estados Unidos e Canadá, depois de uma série de roubos e rocambolescas fugas da polícia que alimentam uma lenda nascente.


Idealizado por alguns como um Billy, o menino moderno, mas visto por outros como um ladrãozinho vulgar, Harris Moore tem uma ficha criminosa que remonta a seus 12 anos e se caracteriza por sua tendência a desfazer de seus sapatos antes de fugir correndo.

Capturado em 2007 e levado a um centro de reinserção social próxima a cidade de Seattle, o adolescente de Camano Island escapou no ano seguinte. Foi então quando começou a crescer sua lenda.

Pouco depois, a polícia perseguia-o quando conduzia um veículo Mercedes-Benz roubado perto da casa de sua mãe, quando pulou do carro em movimento e correu para o bosque.

Entre as posses recuperadas naquele automóvel tinha uma câmera digital, com a qual havia feito um autoretrato que o mostra com um sorriso de autosuficiencia, é agora o rosto público de um jovem que se tornou um ídolo na internet.

Os roubos continuaram em Camano Island, enquanto Harris-Moore seguia fugitivo e os vizinhos acusavam-no. Após alguns meses era suspeito de mais de 50 roubos ao longo de três condados.

Mas Harris-Moore -um gigante de 1,98 metros que obviamente destacaria-se entre a multidão- era um fantasma para a polícia.

Em setembro passado foi visto em um vídeo de uma câmera de vigilância durante uma tentativa de roubo nas remotas ilhas San Juan, na fronteira entre o Estado de Washington e Vancouver no Canadá.

Enquanto roubava 2.500 dólares de um caixa automático a mesma noite, cortou-se e deixou rastros de sangue com seu DNA.

Sua reaparição prendeu a imaginação pública e emergiram mais histórias sobre sua estranha habilidade de enganar as autoridades.

Um oficial do condado de San Juan disse que quase capturou Harris Moore em um bosque quando o suspeito "virtualmente vaporizou-seó" em frente a ele. Recorda ter escutado-o gargalhando fortemente depois.

A lenda do "bandido descalço" ressurgiu com toda força em outubro, quando um avião privado chocou-se com a cadeia montanhosa Cascade Mountains ao leste de Seattle. Tinha sido roubado em Idaho, próximo de onde tinha ocorrido uma série de furtos.

Os investigadores nunca encontraram o piloto, mas poucos dias depois receberam uma queixa de um intruso em uma casa próxima. Quando a polícia chegou ao local, o ladrão correu para os bosques disparando contra os oficiais.

Nunca acharam o assaltante, mas os investigadores encontraram pegadas de pés descalzos no hangar de Idaho onde antes estava o avião.

No final de 2008 atribuíram a ele mais um roubo de avião, desta vez nas ilhas San Juan.

Sua mãe, Pam Koehler, não duvida que seu filho seja capaz de pilotar um avião:

- "É inteligente. Ele fez um teste de QI anos atrás e alcançou 157 pontos, somente 3 abaixo Einstein. Desejo como louca que tenha sido ele quem roubou esses aviões, estaria muito orgulhosa" disse a babaquara.

O culto a Harris-Moore está crescendo, incluindo um clube de fãs na rede social Facebook, enquanto um homem em Seattle começou a vender t-shirts com sua foto.









0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

#ZICAZERO