Imagens de satélite mostram belezas da Terra vistas do espaço

Galeria: A Terra vista do céu


A imagem mostra o Parque Nacional de Vulcões, no Havaí, onde estão dois dos vulcões mais ativos do mundo.



Entre os locais de beleza natural considerados patrimônio mundial está o Monte Quênia.



A montanha Uluru, no Deserto Vermelho da Austrália, é considerada sagrada para os aborígenes.



A Lapônia, região ao norte da Suécia e dentro do Círculo Polar Ártico, também foi fotografada pelo Centro Aeroespacial da Alemanha.



A exposição também mostra patrimônios culturais, como a cidade de Chan Chan, no Peru, construída em barro.



Esta foto mostra os intrincados recortes dos fiordes da Groenlândia.



Os recifes de corais ao sul da Flórida também são considerados patrimônio mundial.



A cidade de Berlim, na Alemanha, também aparece como um dos destaques da exposição.



A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) apresenta em Paris a exposição Vista excepcional - O Espaço observa nosso patrimônio mundial, com 30 fotos em grande formato (2m x 1m) tiradas por satélites que mostram belezas culturais e naturais do planeta.




As imagens foram feitas pelo Centro Aeroespacial da Alemanha a uma altura de 700 quilômetros acima da superfície da terra.



Entre os sítios culturais fotografados, estão as pirâmides de Gizé, no Egito, a antiga cidade de Dubrovnik, na Croácia, Jerusalém e seus muros, além da cidade de Teotihuacan, no México, e Machu Picchu no Peru.



A exposição apresenta várias áreas naturais conhecidas por sua extrema beleza, como o Parque Nacional de Vulcões no Havaí, onde estão dois dos vulcões mais ativos do mundo - o Mauna Loa e o Kilauea - o Parque Nacional do Quênia e o de Kilimanjaro, na Tanzânia, ou ainda a região da Lapônia, no Círculo Polar Ártico, e fiordes da Groenlândia.



A área do Parque Nacional do Jaú, na Amazônia Central, no interior do Estado do Amazonas, uma das regiões mais ricas em biodiversidade do mundo, também foi fotografada pelo Centro Aeroespacial da Alemanha.



Patrimônio



Todos os locais fotografados fazem parte da lista do patrimônio mundial da Unesco.



Segundo a organização, com sede em Paris, o objetivo da exposição é mostrar a importância da utilização da tecnologia espacial de ponta na observação e proteção do patrimônio mundial da humanidade.



A tecnologia conhecida por "teledetecção" (remote sensing, em inglês) é usada para observar a Terra a partir do espaço e permite coletar dados com grande precisão e observar o que ocorre nos sítios protegidos pelo patrimônio mundial da Unesco.



Segundo a organização, o uso das tecnologias espaciais também permite antecipar ameaças às áreas protegidas como fenômenos naturais ou decorrentes da atividade humana (como urbanização crescente e exploração agrícola).



O Centro Aeroespacial alemão colocou sua tecnologia à disposição de países emergentes para ajudá-los a proteger seu patrimônio histórico e natural.



A Unesco utiliza atualmente o satélite por radar alemão TerraSAR-X, que usa tecnologia alemã de ponta para a captação de imagens geo-espaciais.



A exposição, apresentada na sede da Unesco, em Paris, vai até o dia 7 de maio.




Fonte:
Daniela Fernandes

De Paris para a BBC Brasil



http://www.bbc.co.uk/portuguese/index.shtml

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

#ZICAZERO