Última chance de ver o cometa ISON




Muito se falou a respeito do cometa ISON desde a sua descoberta no ano passado. Alguns astrônomos chegaram a classificá-lo como o “cometa do século”, com projeções de que brilharia tanto a ponto de ser visível a olho nu, em plena luz do dia. Não foi bem assim. Conforme o astro foi se aproximando do sol, constatou-se que seu potencial de visibilidade não era tão grande quanto se esperava. Especula-se inclusive se o cometa sobreviverá a seu periélio, o ponto da órbita em que passa mais próximo ao sol.
Para se ter uma ideia da proximidade que ele passará da nossa estrela, a distância será de 1,2 milhão de quilômetros da superfície solar – em termos astronômicos, isso significa praticamente nada. É 1% da distância da Terra ao sol. Mercúrio, o planeta mais próximo da estrela, chega, no máximo, a 46 milhões de quilômetros dela.
Quanto mais o ISON vai chegando perto do sol, maior fica seu brilho, pois o calor faz com que os gases e poeira se desprendam do corpo do astro, formando a cauda. A noite desta sexta-feira, 15 de novembro, é a melhor oportunidade de observação do cometa. Ele fica visível a partir das 4h30 até às 5h20, mas o melhor horário é por volta das 5h.
No entanto, não é garantido que você consiga encontrar o cometa no céu. De acordo com o astrônomo Júlio Lobo, do Observatório Municipal de Campinas, as condições não estão muito favoráveis nestes dias, apesar de serem a última chance de visualização. Para ele, a última janela é nesta madrugada. “A luminosidade da lua e a proximidade com a linha do horizonte, em torno de 10 a 15 graus, prejudicam muito”, diz.
Se ainda assim você quiser aproveitar o feriado e tentar localizar o viajante no céu, aqui vão algumas dicas:
- Compre um binóculo 10x50 – a olho nu será impossível encontrar o ISON
- Baixe aplicativos de astronomia que mapeiem o céu noturno. O GoSkyWatch é uma boa opção para dispositivos iOS, e o Droid Sky View para Android. Sem eles, será muito difícil encontrar a região do céu em que o cometa passará
- Vá para algum lugar distante de grandes centros urbanos – a poluição luminosa nos impede de ver astros com brilho mais fraco
- Por volta das 5h, olhe para a direção leste e procure a estrela Spica, a mais brilhante da constelação de Virgem. Ela estará bem perto da linha do horizonte, pouco acima de Mercúrio. O ISON estará logo acima dela
Este site pode ser útil: ele rastreia o ISON em tempo real. Aqui você encontra alguns mapas com a localização do cometa em cada dia.


Fonte:


0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

#ZICAZERO