'Jogos Vorazes': leia o filme/assista o livro




O grande medo de fãs de livros é ver uma adaptação pouco fiel à toda emoção transmitida nas páginas de suas obras favoritas. A expectativa construída por quem já leu um livro três ou quatro vezes pode ser quebrada com um figurino de cor diferente ou uma frase não-dita. O diretor Gary Ross decidiu enfrentar essa "leve pressão" ao aceitar a adaptação de Jogos Vorazes para o cinema, e já começou fazendo a coisa certa: convidou a autora da trilogia (que naquele ponto já havia vendido 3 milhões de livros no mundo) para co-produzir o roteiro com ele mesmo. 

Dessa parceria, nasceu um roteiro que além de adaptar, completa com precisão as lacunas do mundo criado por Suzanne Collins. Nele, doze distritos no antigo território antes conhecido como os Estados Unidos vivem sob uma ditadura, numa nação agora nomeada Panem. Cada distrito vive para produzir uma matéria-prima específica para a indústria prolífica da Capital, e a maioria de seus habitantes vive em estado de miséria absoluta. Enquanto a Capital tem ares futuristas, com elementos tecnológicos e construções urbanas, a impressão que fica é que os distritos vivem em condições medievais. Essa constatação só é possível ao se assistir o filme, já que a grande sacada de Gary Ross e Suzanne Collins, que fizeram mágica na produção com um orçamento "enxuto" de 78 milhões de dólares, foi transformar um livro narrado em primeira pessoa (a protagonista Katniss Everdeen) em um filme que tenta mostrar todos os elementos desse universo, mesmo mantendo nossa atenção em Katniss, vivida na tela pela cada vez melhor Jennifer Lawrence (indicada ao Oscar em 2011 pelo seu papel em 'Inverno da Alma'). Enquanto o leitor acompanha todos os dilemas e crises de consciência da garota, no filme é possível testemunhar quem está por trás daquelas situações. 



O clima no Distrito 12 é familiar: uns com pouco, outros com quase nada, tentam sobreviver e alimentar suas famílias com o que ganham nas minas de carvão. Katniss e seu amigo Gale (o "irmão do Thor", Liam Hemsworth) completam o orçamento familiar com o que conseguem caçar ilegalmente para além do arame farpado e colocando seus nomes na lista da Colheita em troca de uma cesta básica. Uma vez por ano, a Colheita acontece para sortear dois adolescentes de cada distrito para participar do evento que é o grande produto de propaganda da Capital: os Jogos Vorazes. Neles, os 24 jovens azarados precisam não apenas sobreviver, mas matar uns aos outros, pois a regra é clara: apenas um sai vivo da arena. Naturalmente, Katniss é obrigada a abandonar sua família no Distrito 12 e participar dos Jogos, assim como seu vizinho Peeta Mellark (Josh Hutcherson), o desamparado filho de um padeiro do distrito. 

Dentro da arena, é cada um por si. Alianças são feitas, mesmo com a consciência de que aliados terão de se matar no final. Nos livros, acompanhamos Katniss em sua luta pela sobrevivência, enquanto no filme podemos assistir como os Jogos são transmitidos para Panem, os ângulos escolhidos e as armadilhas plantadas pelo diretor quando o Jogo se torna muito monótono. Até quem não leu o livro de Susan Collins vai ficar com a impressão de que já viu essa história em algum lugar... 





Fonte:


Galileu





0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

#ZICAZERO