Backflip, Superman, Beijo da Morte... As manobras radicais do motocross

Pentacampeão da Copa Brasil de estilo livre, que será realizada neste fim de semana no Rio, Joaninha explica como alguns movimentos são feitos





Backflip, Superman, Entortada, Tsunami, Beijo da Morte... Essas são algumas das manobras que não podem faltar numa competição de motocross estilo livre. Para arrancar aplausos do público que vai acompanhar a Copa Brasil da modalidade, neste fim de semana, os motociclistas devem executá-las com destreza. Antes de entrar em ação nas rampas montadas na Praia da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, o pentacampeão do evento, Gilmar Flores, o Joaninha, explicou alguns dos movimentos realizados pelos competidores e falou também sobre a dificuldade de cada um deles.


Apontada como a manobra mais impactante do motocross estilo livre, o Backflip (salto mortal para trás) é uma das especialidades de Joaninha. O piloto de 31 anos conta que essa será a sua principal arma para a conquista do hexacampeonato.

- O Backflip hoje é um movimento que eu domino e fico tranquilo de fazer. Sei que a torcida e os juízes gostam pelo grau de dificuldade da manobra, com as suas variações - explicou Joaninha.


Essas variações a que o sul-matogrossense se refere transformaram o Superman, movimento em que o piloto se posiciona de forma semelhante ao voo do super-herói, em outras manobras mais complexas, como o Kiss of Death, o "Beijo da Morte".

- O Kiss of Death surgiu quando um piloto que executava o Superman, com as duas mãos no guidon, ficou com a cabeça muito baixa e próxima ao paralama da moto - completou.

Joaninha também explica como realizar as manobras Tsunami e a tradicional Entortada. O piloto conta que são movimentos técnicos que garantem uma boa pontuação aos competidores.
- O Whip, ou a Entortada, foi uma das primeiras manobras a surgir e ainda é uma das mais bonitas até hoje, tanto que existe um campeonato somente de Whip - disse.

A Copa Brasil de Motocross Estilo Livre é uma das atrações do Verão Espetacular. No sábado, acontecem as eliminatórias, às 9h (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV. No domingo, os seis pilotos classificados voltam à arena montada na praia da Barra da Tijuca para a final, que será exibida pela TV Globo, dentro do Esporte Espetacular.

As cinco manobras explicadas por Joaninha:

Backflip - Manobra com maior impacto na trajetória do motocross estilo livre e que ajudou a mudar a dinâmica do esporte. No movimento, considerado perigoso até por profissionais, o piloto executa um salto mortal (giro) para trás.

Superman - Criada pelo americano Jeremy McGrath, um dos fundadores do motocross estilo livre, a manobra serve como base para as variações, como o Superman Seat Grab (além de se esticar para trás, o piloto posiciona uma das mãos na parte lateral da moto). Como o próprio nome sugere, em sua execução, o piloto se posiciona de forma semelhante ao voo do super-herói.
Whip - Foi o primeiro salto feito com estilo, muito antes do surgimento do motocross estilo livre. O movimento, que consiste no ato de inclinar a moto no ar, também é chamada de "Entortada".
Tsunami - Na manobra, a moto fica praticamente paralela ao solo, enquanto a movimentação se concentra no corpo do piloto, que se lança para o alto.

Kiss of Death (Beijo da Morte) - Nela o piloto coloca a moto perpendicular ao solo, buscando o pára-lama dianteiro com a cabeça, formando assim um ângulo de 90 graus em relação à moto.




Fonte:







0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

#ZICAZERO