Tá rindo do quê?

Em seu novo livro, psicóloga conta que sorriso verdadeiro dura apenas 4 segundos






Você sorri quando alguém leva um tropeço, com a piada dos amigos e quando encontra seu amor. Mas também mostra os dentes, por educação, quando recebe um presente que não gosta. “O sorriso é a expressão humana mais subestimada, pois serve para muito mais do que apenas demonstrar simpatia”, diz a Ph.D. em psicologia pela Universidade de Yale, Marianne LaFrance, que acaba de lançar o livro Lip Service: Smiles in Life, Death, Trust, Lies, Work, Memory, Sex, and Politics (Função dos lábios: sorrisos de vida, morte, confiança, mentira, trabalho, memória, sexo e política, ainda sem versão no Brasil).

Há 20 anos estudando o assunto, a psicóloga divide os sorrisos em duas principais categorias: verdadeiros e falsos, e explica como identificá-los no rosto de alguém. O primeiro é involuntário e vai além de levantar os cantos da boca: causa uma contração do músculo que fica em volta do olho, movimenta as pálpebras, faz aparecer pés de galinha e não dura mais de 4 segundos. O falso é mais longo e, normalmente, só aparece nos lábios. “A maior parte dos sorrisos que recebemos não são autênticos”, diz Marianne. Mas têm função de sobrevivência. “Se fôssemos facilmente ‘lidos’, qualquer um poderia tirar vantagem de nós.”



SORRISO ÉTNICO | Esse gesto de simpatia, educação ou falsidade tem significados diferentes dependendo do gênero e da cultura. Confira 3 curiosidades reveladas pela autora:
> Mulheres riem mais, e são mais capazes de forjar um sorriso falso. Isso porque são criadas para serem vistas como amáveis.

> Chineses e japoneses sorriem demais, mas não significa que estejam achando algo engraçado. “No fundo, estão tristes, mas sorrir significa educação, eles não querem aborrecer o outro com sua infelicidade.”

> Franceses não sorriem para estranhos. Já os brasileiros mostram os dentes para todo mundo. Não quer dizer falsidade, apenas um traço social de nossa cultura.






Fonte:










0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

#ZICAZERO