Indícios apontam que países já travam guerras cibernéticas


Estados Unidos, China e Israel usam a internet para atacar outros países




Nenhuma nação foi definitivamente associada a um ato de guerra cibernética, mas a internet está sendo utilizada como um verdadeiro campo de batalha. Mesmo que os governos não assuma, dois acontecimentos recentes colocam países no centro do furacão da guerra de informações virtuais.

No início deste ano, a empresa de segurança VirusBlokAda descobriu um "worm" de computador altamente sofisticado chamado Stuxnet. O que surpreendeu os técnicos da empresa é que o vírus foi projetado para infectar e comandar secretamente sistemas de informática industrial.

A maioria dos locais afetados pelo Stuxnet está no Irã, e a sofisticação do verme e a escolha do alvo sugerem o envolvimento de um Estado, possivelmente Israel. É provável que o vírus tenha sido projetado para danificar as centrífugas de enriquecimento de urânio do país, uma suspeita reforçada quando o governo iraniano confirmou recentemente que o Stuxnet "criou problemas" nas suas instalações em Natanz.

Depois do caso Stuxnet, surgiram as mensagens divulgadas pelo site WikiLeaks. A descoberta dessa massa de documentos secretos revelou que autoridades dos EUA acreditam que o governo chinês está em conluio com grupos de hackers para fazer espionagem militar e sabotagem. Em um mundo de criminalidade virtual, onde a autoria é muitas vezes impossível de ser atribuída, as mensagens dos EUA são o mais perto que chegamos de uma informação concreta.

E o envolvimento dos EUA na guerra online? Em maio, o país lançou o US Cyber Command, um esforço militar dedicada a defender as redes de computadores do país e, presumivelmente, atacar as dos seus inimigos. Jovens hackers estão sendo recrutados no Vale do Silício para projetos secretos. Os militares, é claro, não irão dizer o que esses novos soldados-hackers irão fazer, mas ninguém imagina que eles vão ficar apenas sentados observando um conflito acontecer.







Fonte:

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

#ZICAZERO