Garoto de nove anos ganha título de mestre de xadrez nos EUA



Um menino de nove anos se tornou o mais jovem mestre de xadrez da história nos Estados Unidos, superando por apenas alguns dias o recorde anterior.

Samuel Sevian, de Santa Clara, Califórnia, recebeu o título em 11 de dezembro, após uma partida de xadrez disputada em San Francisco.

Na ocasião, a Federação de Xadrez dos EUA concedeu-lhe rating de 2.201 pontos, o suficiente para qualificá-lo como mestre nacional.

Com essa condecoração, Samuel supera o até então mais jovem mestre enxadrista do país, Nicholas Nip, que em 2008 recebera o título quando era apenas 11 dias mais velho que Samuel.


‘Expert’

Não é o primeiro recorde quebrado por Samuel, que aos oito anos de idade, foi o mais jovem a alcançar o nível de “expert” em xadrez nos Estados Unidos.

Segundo o jornal San Jose Mercury News, o menino – que completará dez anos de idade em 26 de dezembro – passa ao menos duas horas por dia estudando xadrez. Ele joga contra seu pai, Armen Sevian, 37, e pratica via internet com seu técnico, o mestre internacional Andranik Matikozyan.

O técnico disse ao jornal que conheceu Samuel há três anos. “Quando o vi jogar, fiquei maravilhado. Pensei, ‘esse menino é muito talentoso’.”





Fonte:





 

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

#ZICAZERO