Conheça 10 robôs high-tech que copiam gestos humanos

Um robô desenvolvido pela Panasonic irá percorrer uma das rotas mais difíceis de triatlo do mundo, no Havaí. O “Evolta”, como é chamado, vai nadar, andar de bicicleta e correr um percurso de 230 km que deve durar uma semana ou 168 horas, dez vezes mais que o necessário para um esportista humano. Essa não é a primeira vez que um robô tenta imitar uma atividade praticada pelo homem. Cientistas já desenvolveram máquinas capazes de sentir dor, cócegas e de imitar os movimentos do homem, como dançar e tocar um instrumento musical.



Conheça 10 robôs high-tech desenvolvidos para copiar os seres humanos:





Robô-paciente: O Hanako 2 é uma versão mais realista do robô que serve para treinar estudantes e profissionais de odontologia. Ele pode 'sentir' dor quando o dentista trabalha em seus dentes. Ele também reage movendo a cabeça, fechando os olhos e a boca, além de engasgar, espirrar e tossir e cansar de ficar com a boca aberta.




Robô-emocional: O Kobian foi desenvolvido pela Universidade Waseda, em Tóquio, e é capaz de reproduzir até sete emoções humanas como tristeza, alegria e raiva. As emoções são programadas na máquina que as transmite por meio de gestos e de expressões faciais.





Robô-cantora: Simulando o tamanho médio de uma mulher japonesa, a HRP-4C anda e consegue interagir com seres humanos por meio do reconhecimento de voz. Ela também emite sons que lembram uma música, enquanto simula as expressões faciais de uma cantora.




Robô-equilibrista: Criada pela companhia japonesa Murata Eletronics, a robô equilibrista foi apresentada durante a Ceatec 2010, realizada no Japão. Com cerca de 50 centímetros, ela consegue se equilibrar em barras e cabos de aço. A robô também consegue fazer curvas no formato de ‘S’ sem perder o equilíbrio ou cair do monociclo.




Robô-jogador de sinuca: O PR2 é um robô especialmente desenvolvido para jogar sinuca. Em vez de câmeras controladas remotamente, o robô conta com câmeras de alta resolução com uma espécie de “rastreador de manchas de cor” e um software especial para planejar suas jogadas e encaçapar tudo com perfeição.




Robô-violinista: O robô Partner, criado pela Toyota, mostra coordenação e desenvoltura com o violino ao tocar canções e foi bastante aplaudido em um evento em Xangai, em 2010. Com 1,5 metros e 56 quilos, o robô humanoide tem braços capazes de realizar movimentos próximos aos dos humanos.




Robô-atriz: A Universidade de Osaka, no Japão, produziu uma peça de teatro em 2010 que contava com a participação de uma atriz-robô. A androide Sayonara era controlada por um controle remoto e contracenava com a atriz americana Bryerly Long.




Robô que sente cócegas: A empresa de telecomunicações NTT apresentou em um fórum em Tóquio um robô que pensa estar sendo tocado. A tecnologia transmite ao androide a sensação de cócegas por meio de sinais sonoros.




Robô que fala como humano: Um robô desenvolvido no Japão fala e canta como o homem. A máquina é controlada por motores que reproduzem os movimentos de órgãos como cordas vocais, trato vocal e ainda possui uma cavidade nasal para gerar vozes como a vocalização humana. O robô foi desenvolvido para o treinamento de voz das pessoas com deficiência auditiva.




Robô-coletor de sêmen: Embora não tenha formato humanoide, o "sperm collector" simula com eficácia os movimentos do órgão sexual feminino para coletar o sêmem. A máquina realiza movimentos no pênis do usuário ao mesmo tempo em que apresenta um filme erótico em uma tela LCD. O sêmen é coletado em uma camisinha acoplada em um tubo.






Fonte:








0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

#ZICAZERO