Brasileiro usa game 'Angry Birds' para ensinar ioga


'O segredo é ver conexão com o divino em tudo', diz Giridhari Das.

Pássaros do jogo se tornam peças do ensinamento do ioga.






A mudança do mundo, onde o ser humano não vive mais em florestas e no campo, base dos ensinamentos de ioga, fez que com o professor Giridhari Das, de 42 anos, buscasse inspiração em outro lugar para criar seus ensaios e ensinamentos. Este "outro lugar", que permite passar o conhecimento de forma mais clara, acabou sendo o game multiplataforma "Angry Birds", que é a base do ensaio "Angry Birds Yoga – How to Eliminate the Green Pigs in Your Life", ou "como eliminar os porcos verdes da sua vida", em tradução. Nele, os pássaros e os porcos verdes, seus inimigos presentes no game, que já tem mais de 200 milhões de downloads em plataformas como iPhone, iPad, Android, PC e PlayStation 3, acabam sendo reflexões do que as pessoas enfrentam na vida. "O jogo traz diferentes pássaros, cada um com a sua função, que acabaram sendo as diferentes técnicas da ioga para ajudar a vencer os problemas da vida", conta Das. "Os porcos verdes acabam sendo os problemas que tornam a vida menos satisfatória".


A associação de ensinamentos do ioga com o game, segundo ele, foi fácil. "Antigamente, os mestres usavam exemplos como o da árvore, que é tolerante, permitindo que o homem a corte e, ainda assim, ela lhe dá frutos. Hoje não moramos mais na natureza e, por isso, como uma brincadeira, busquei passar ensinamento com algo que as pessoas conheçam como o 'Angry Birds'", conta Das, autor dos livros "Ciência Espiritual – Uma Introdução à Sabedoria do Yoga" e "Yoga Sutra de Patanjali – Uma Abordagem Prática", já traduzido em cinco idiomas. "Além de ser popular, o jogo tem uma estrutura boa para dar exemplo, com diferentes pássaros cada um com sua função, como na ioga, que tem diferentes técnicas, cada uma com sua função, para vencer os inimigos".


Assim, o pássaro preto virou meditação; o amarelo, que é rápido, virou a inteligência; a águia, que resolve tudo, é a graça divina, entre os exemplos usados nos ensaios em seu retiro, localizado na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. A primeira pessoa que recebeu o ensaio foi Peter Vesterbacka, CEO da Rovio, que, segundo Das, gostou da ideia. "Eu mandei para ele no intuito de saber se eu estava infringindo direitos autorais. Rapidamente, ele respondeu e disse que achou o máximo". Ao ser questionado sobre polêmicas envolvendo games considerados violentos, Das diz que "o segredo do ioga é conseguir ver conexão com o divino em tudo". "Quem quer isso, tem que ver coisas boas em tudo, como a abelha que busca o pólen onde quer que seja. As pessoas estão gostando dos ensinamentos baseados no game".


Embora não jogue games, apenas "Angry Birds", "Tiny Wings" e outros games para iPhone, o professor de ioga afirma que jogou muito videogame na adolescência. "Joguei muito Atari. Na década de 80, quando eu morei em Londres, cheguei a programar um jogo para o computador Vic20, gravei em uma fita cassete e mandei para uma empresa. Mas ela acabou falindo e o jogo não foi publicado". Jogos de videogame ainda podem servir de inspiração para outros ensaios de Giridhari Das, que afirma estar aberto para encontrar essa possibilidade. Entretanto, ele afirma que não está com nada planejado no momento.


 






Fonte:







0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

#ZICAZERO