WikiLeaks protege servidores em bunker construído para possível guerra nuclear

Site que divulgou informações sigilosas sobre guerra no Afeganistão
 irá hospedar seus arquivos sob camada de 30 metros de rochas




Após sofrer pressão do governo dos Estados Unidos para encerrar suas atividades, o site WikiLeaks, que divulgou informações secretas sobre a guerra do Afeganistão, irá instalar seus servidores em um antigo abrigo contra guerra nuclear na Suécia.

O local, construído em 1943, era um abrigo contra bombas. Na década de 70, os suecos transformaram o abrigo em um bunker completo, com um centro de defesa civil que abrigaria o governo do país em caso de uma guerra nuclear, de acordo com o site Gizmodo.


Atualmente, a instalação subterrânea abriga os servidores e o centro de operações da Bahnhof, empresa de hospedagem sueca que irá receber os arquivos do site WikiLeaks. Os servidores ficam sob uma camada de 30 metros de rocha e são protegidos por portas de açõ de meio metro de espessura. A Suécia foi escolhida para receber os servidores do site porque as leis de imprensa do país estão entre as que mais protegem os jornalistas.








O site WikiLeaks, criado em 2006, tem como objetivo promover a divulgação de informações sigilosas para combater a corrupção do governo e das empresas. No início deste ano, o site divulgou um vídeo secreto mostrando um ataque com helicóptero que matou dezenas de pessoas no Iraque, incluindo dois jornalistas da agência Reuters, em 2007.



Em junho deste ano, o site voltou à mídia ao divulgar cerca de 70 mil documentos sigiloso e classificados com detalhes da guerra no Afeganistão. O governo dos EUA qualificou o vazamento da informação como uma das maiores violações de segurança na história militar do país.



Veja no vídeo abaixo uma reportagem de uma TV espanhola sobre o bunker sueco:















Fonte:

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

#ZICAZERO